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02 de Julho de 2020

O Facebook perdeu muito valor na bolsa de valores, por conta de algumas multinacionais deixarem de anunciar nele até final desse mês.

 

Essas grandes marcas visam reivindicar do Facebook, mais ações contra os discursos de ódio na internet. Mas o que, nós, pequenos e médios empresários, podemos extrair dessa notícia?

 

Essas multinacionais tem uma estratégia de marketing muito bem definida, compreendem que essa é uma alavanca para eles crescerem ainda mais. Com isso, possivelmente a principal motivação desse boicote não seja contra o discurso de ódio em si, com certeza deve ter uma estratégia maior por trás, e que faz total sentido para essas marcas.

 

Contudo, consideramos que a estratégia de marketing de uma multinacional nas redes sociais é bem diferente de uma empresa que está construindo a sua marca, que busca o seu espaço, e com isso, obter mais vendas. Uma multinacional que é conhecida no mercado, conta, por vezes, com uma marca com mais de 30 ou 50 anos de existência, tem uma postura no Instagram, diferente do que de uma marca que busca transformar seus seguidores em clientes.

 

Grandes marcas utilizam o Instagram e o Facebook como reforço de marca (branding), não visam se tornar famosas através das redes. A forma delas se posicionarem é diferente.

 

Pequenas e médias empresas que se espelham nessas grandes marcas e querem copiar suas estratégias, fazendo as mesmas coisas que elas fazem no Instagram, dificilmente terão um bom resultado. Essas ações dão certo dentro do planejamento estratégico, no momento em que essas marcas se encontram hoje!

 

Atualmente não existe outra ferramenta melhor que o Instagram para construir a marca do pequeno e médio empresário no Brasil. O investimento ainda é muito baixo, alcança milhares de pessoas, dando um excelente retorno financeiro.

 

Ainda assim, vemos alguns empresários, que estão mal acostumados, querendo fazer marketing de graça, investem nada, ou quase nada, e querem obter resultados no Instagram. Sinceramente, é uma visão muito amadora para quem quer empreender.

 

Um curto intervalo de tempo, cerca de 4 ou 5 anos atrás dava certo essa postura, bastava postar e atingia milhares de pessoas. Hoje não é mais assim! Se você tem a intenção de crescer é fundamental que tenha uma visão profissional de marketing para que o seu negócio e a sua marca cresçam! Lembre-se, colhemos o que plantamos. O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória.

 

Talvez você tenha receio de investir no Instagram, por desconhecer a ferramenta e não ter a certeza do resultado que pode obter, natural que pense assim. Mas é importante que você tenha uma mentalidade nas redes, principalmente Instagram, de utilizá-las como alavanca de construção da sua marca e transformação de seguidores em consumidores.


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